Abraço em apneia

Oh noite de brisa que beijas suave,
Tu que brincas com os meus cabelos,
Deixa-me narrar-te como entrei
Pelo mar, como que para uma visita breve.

Sorri tal como a lua me sorriu na sua meia luz...
Com a mesma vontade que uma vez ao mundo vim...
Esse mesmo instante implacável,
E foi aí, foi aí que vi o mar.

Foi num abraço que te vi…
Imaginava-te diferente.
Longas barbas brancas de espuma,
E braços abertos, vestidos de algas.

Não tive outra alternativa,
Senão mergulhar nessa alucinação tão real e sem medo.
Deixei-me abraçar... um abraço em apneia pura,
Prolongadamente profundo.

O pânico invadiu-me, e as ondas que cresciam
Como adamastores na minha direção,
Como que num abraço que apaga qualquer memória ruim,
Tentavam-me levar para as profundezas da escuridão.

Num estado puro de maternidade,
A água acariciava-me então, agora o rosto.
No mesmo instante em que me emergia,
E expirava na direcção do céu turvo.


Se me voltares a dar esse instante, fala tudo ...
Mas jamais me abraces -disse-lhe eu-
Pois não irei conseguir escutar mais nada...
Somente, as palavras que não disseste...


Os olhos com que vi,
Com espanto e ternura,
Eram os meus.
Meio céu e meio mar.

A espuma agora ,
Confundia-se com as nuvens...
E a lua aparece, como que estendendo um lençol de luz branca,
Iluminando o caminho para entrar no reino do mar…


Vi-te, pela primeira vez…    
Deixei este oceano fazer-me feto...
Aos poucos fui nascendo e dei à costa...
Aos poucos devolvido à terra…



O que aprendi?
Aprendi que os Homens estão muito longe da verdade;
Correm querendo alcançar o vento,
Mas não mudará a sua realidade,


Aprendi que a cada onda arritmada da invisível maré,
Tornamo-nos relógios com uma intenção e uma vontade própria.
Aprendi que hoje, sou apenas uma concha regressada,
Mas amanhã... serei uma pérola vidrada.



#Evie..



0 comentários :

Enviar um comentário